Nostalgia.

Hoje tive mais uma vez que responder a uma pergunta que sempre me dá uma sensação meio esquisita: “profissão?”. Ainda não me acostumei a responder “Publicitário” e não aquele eufemismo pra “vagabundo” que respondia até alguns anos (pois é, anos) atrás (“estudante”, claro). É aquele tipo de coisa que te prende a infância mas você nunca percebia até o momento que a sua resposta muda.

De qualquer forma, sempre que essa pergunta chega eu paro pra pensar o quanto tempo já passou MESMO. Há dez anos atrás, onde você estava? Eu, por exemplo, estava começando o segundo semestre da minha oitava série. Sério. Depois disso, passaram um outro colégio, uma carteira de motorista, dois carros e algumas batidas e multas no meio do caminho, uma faculdade inteira, 4 meses morando fora do país, um estágio – que acabou virando dois anos e meio (and counting) de emprego e, pasmem, uma festa de quinze anos da minha irmã, que, obviamente, tinha CINCO anos naquela época. Muito medo disso tudo.

Pior do que isso é lembrar que naquela época eu jogava mega drive, afundando os dedos no controle pra ver se o maldito do Sonic corria mais do que o possível e hoje eu tenho amigos quebrando o teto da minha casa quando o controle do Wii escapa da mão deles enquanto simulam um jogo de boliche. Porque a gente balança a mão do lado de fora e o carinha (igualzinho a você, aliás) dentro da televisão imita seu gesto. Sério. Meu eu de 10 anos atrás ia pirar com um negócio desses.

E, dez anos atrás, a gente comprava casquinha no McDonald’s por R$0,50. 10 anos atrás eu não tinha nem Orkut, quem dirá Facebook, twitter ou blog. Corria pra assistir Cavaleiros do Zodíaco na – meu deus – TV Manchete. Jogava Carmen Sandiego no computador (se é que aquilo podia ser chamado de computador). Aliás, a gente usava um disquete pra jogar Carmen Sandiego. A gente comia chiclete Bolin Bola. Jogava Comandos em Ação da varanda de casa com um saco plástico brincando de pára-quedas. A gente “soltava saco” como se fosse pipa da varanda e achava maneiro.

Dai vc vai um pouco mais atrás e lembra que assistiu vovó mafalda cantar “tumbalacatumba“: um travesti que apresentava programa de criança cantava uma musica sobre caveiras saindo de uma tumba e ninguém falava um “ai” sobre isso. Eu vi a Xuxa sair de uma nave espacial – e achava super normal. Vi TV Colosso, um programa apresentado por cães de pelúcia capitaneado por Priscilla. Eu vi Alladin no cinema. Li 1389 revistas da turma da mônica – na minha época, eles nunca saiam da infância e ninguém tinha problema com isso. Hoje, eles são adolescentes e a revista virou anime pseudo-japones, onde eles enfrentam batalhas intergalácticas (oi?). Eu brinquei de pique-bandeira, elefantinho colorido, pique-esconde, detetive de papel, gato mia, adoleta, super trunfo, cama de gato (o jogo sem fim composto de elementos muito complexos: quatro mãos e um barbante), pique cola americano (que porra de nome era esse??) e rodei pneu que nem um retardado no quintal da escola. E achava o máximo.

Eu vi o Senna correr. Eu vi Senna bater. Eu vi o Brasil ser tetra e, provavelmente, vem daí meu odio pelo Galvão. Eu ouvi MUITO mamonas assassinas (gênios e completamente pornográficos. E, mais uma vez, ninguém falava um “ai” sobre isso). Em compensação, eu presenciei o nascimento do fenomeno “É o tchan”, com suas cinco loiras, sete morenas, 10 ruivas e um unico dançarino homem que parecia acreditar durante anos que aquele era um emprego digno até que saiu e foi trabalhar na TV como pseudo-comediante, na turma do Didi. Eu vi as torres caírem durante um dia inteiro na TV e, daqui há duas semanas, isso vai fazer exatamente 10 anos.

É, passou tempo pacas.

Anúncios

5 respostas em “Nostalgia.

  1. To traumatizada… a dez anos eu tava me formando na faculdade e sendo efetivada…. enquanto vc tava na oitava série… Eu via Balão Mágico, vi a Xuxa na Manchete, brinquei de Changeman com meus primos, joguei a primeira versão do Jogo da Vida, frequentei o Tivoli Parque e tive pavor da Conga… Fui fã do New Kids on the Block, quis ter a Lu Patinadora… #véiafeelings

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s